top of page

Link dedicado: tudo que você precisa saber antes de contratar

Escolher a internet ideal para a sua empresa muitas vezes pode parecer uma tarefa difícil. Mas se você chegou até esse artigo é porque já está em um bom caminho e está pensando em contratar um link dedicado.


Primeiramente, saiba que o link dedicado é, na prática, uma banda de internet exclusiva para a sua empresa. Ou seja, nada de dividir o tráfego com outros usuários ou com outras empresas e organizações.


Na internet residencial, por exemplo, os dados de diversos usuários trafegam na mesma banda, o que, algumas vezes, causa a lentidão que é tão temida por diversas pessoas.


Já com o link dedicado você terá uma banda exclusiva. Se formos comparar, a diferença é entre pegar uma avenida com mais carros ou uma avenida exclusiva. A distância será a mesma, mas por ter a pista limpa você poderá usar toda a velocidade que tem à disposição, o que torna o trajeto mais rápido, estável e seguro e permite mais produtividade por parte da sua equipe.


Qual é a disponibilidade da rede?

Essa é uma pergunta que costumamos ouvir muito. Em média, links dedicados costumam ofertar disponibilidades de 99,9%. Mas o que isso significa na prática? Bem simples, que se você tiver um plano de 100 Mega, a internet que será entregue para você não pode baixar de 99 Mega, indiferente de qualquer oscilação.


Para saber a quantidade exata oferecida pelo link dedicado de cada empresa, você precisa vê-la no contrato. A quantidade sempre estará expressa lá. Não aceite nada abaixo de 99%. E faça testes periódicos para ter certeza que está recebendo realmente o que foi ofertado.


Caso a disponibilidade apresentada seja menor que isso, saiba que o que estão vendendo para você não é um link dedicado.


Velocidade de upload também é alta?

Outra pergunta que nossos técnicos escutam muito. Em uma banda normal as velocidades de download e upload não são similares. Contudo, empresas precisam de uma taxa de upload maior do que um usuário residencial, afinal, é preciso que os arquivos gerados possam ser emitidos rapidamente, e não que haja uma velocidade grande apenas no recebimento e acesso à informações externas.


O mais comum é uma solução de link dedicado oferecer a mesma velocidade de download e de upload. Ou seja, enquanto em outros serviços você tem duas pistas pra ir e apenas uma para voltar, com o link dedicado você tem duas pistas para ir e duas para voltar, o que permite que você possa mandar conteúdos para a nuvem em uma velocidade maior.


Esse é outro dado a ser verificado antes da assinatura de um contrato e conforme a sua necessidade. Afinal, algumas empresas não necessitam de tanta velocidade de upload e podem buscar links dedicados personalizados à sua necessidade.


Terei mais segurança?

A resposta aqui é categórica: SIM, você terá mais segurança! Uma das grandes vantagens do link dedicado é a possibilidade de incrementar a segurança da rede, já que ela não é compartilhada com outros usuários.


Por isso, lembre sempre de verificar com a operadora que você estiver negociando se ela fornece soluções de segurança da informação em conjunto com o serviço de link dedicado. Serviços de certificação SSL, por exemplo, permitem prevenir vazamentos de dados e ataques externos.


Certamente o link dedicado é uma solução ímpar. Ficou interessado e não sabe onde encontrar esse serviço? Pois saiba que a Ávato tem soluções em link dedicado feitas sob medida para a sua empresa. Então, entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções.

bottom of page