Link dedicado: a solução para o seu negócio!

O mundo está conectado e para todas as empresas estar conectado se tornou uma premissa para existir e efetuar bons negócios. Não é mais admissível, indiferente do porte da empresa, que a internet falhe em meio a uma grande transação, quando precisa acessar um sistema online ou, principalmente, quando os dados do negócio ficam alocados na nuvem.


Mas como garantir esse nível de conexão estável e com banda o suficiente para não haver travamentos? Bem simples, para isso existe uma tecnologia chamada de link dedicado.


Ainda não conhece como funciona? Então leia este artigo e veja:


  • O que é link dedicado;

  • Diferenças entre link dedicado e banda larga;

  • E vantagens do link dedicado.


Ótima leitura!


O que é link dedicado?

O link dedicado é uma forma de conexão através da qual empresas realizam conexões privadas, seguras e com alta velocidade e disponibilidade. Ele é popularmente conhecido como IP dedicado, uma vez que, diferente de outras conexões, nas quais os endereços IP são criados na hora, o link dedicado oferece a possibilidade da empresa possuir IPs exclusivos.


Isso faz ser possível utilizar o computador da sua empresa como um servidor e, o item mais cobiçado, ter uma conexão com uma qualidade muitas vezes superior, uma vez que ela não precisa enfrentar o mesmo “trânsito” que em uma conexão normal.


Por exemplo, comparando uma conexão de internet ao trânsito. Pense que você está em uma via com muitas pistas, mas com um trânsito extremamente intenso. Em alguns momentos você consegue fazer o percurso desejado em menor tempo, em outras acaba pegando muito trânsito e demora mais para fazer a mesma quilometragem. Agora imagine que você tem uma pista exclusiva para você dirigir na velocidade que quiser. O primeiro exemplo é equivalente a uma conexão normal, já a última, a um link dedicado.


Além disso, em uma conexão normal, principalmente com links residenciais, a velocidade entregue nem sempre é igual à contratada, isso acontece justamente porque existe essa oscilação citada anteriormente de fluxo, o que reduz a velocidade entregue. Já em um link dedicado isso não ocorre, fazendo com que você receba exatamente a velocidade contratada.


Diferenças entre link dedicado e banda larga

Muitas pessoas confundem essas duas tecnologias. A banda larga utiliza a infraestrutura da telefonia fixa para oferecer os serviços de internet, normalmente utilizando conexão via fibra óptica e/ou rádio digital.


Contudo, ela não é exclusiva, logo, ao utilizar esse serviço, por mais que ele ofereça uma grande velocidade, oscilações no sinal são comuns, não sendo a tecnologia mais indicada para empresas.


Como falamos anteriormente, com o link dedicado esse tipo de problema não acontece, uma vez que aquele canal de conexão é exclusivo daquele endereço de IP, também fixo.


O que nos leva a outra diferença importante. Na banda larga não há IPs fixos, sendo eles gerados no ato da conexão e alocados no servidor da operadora contratada. Já no link dedicado, seu IP ou IPs são exclusivos, pertencendo somente a você. A diferença é a mesma de ter uma casa alugada ou uma casa própria.


No caso do link dedicado também há um menor tempo para reparos caso seja necessário, uma vez que você está contratando um serviço corporativo e não residencial, e, obviamente, tem vantagens com isso. Afinal, uma residência que fica sem internet não tem grandes prejuízos, já uma empresa, que depende disso para seu faturamento sim.


Vantagens do link dedicado

A primeira vantagem que merece citação é a estabilidade da conexão, que é bem maior, o que gera mais produtividade e permite que a sua empresa possa atuar sem prejuízos devido a falhas ou oscilações na conexão.


A segunda vantagem é o custo-benefício. Como cada cliente possui suas especificidades e necessidades, é possível haver uma oscilação bem grande no custo de um link dedicado, sendo acessível de pequenas empresas a grandes contas.


A terceira é você poder utilizar o computador da sua empresa como servidor. Digamos que você tem um site e quer hospedar ele. Em uma conexão padrão você precisa contratar um serviço de hosting e pagar uma taxa mensal por isso, já com o link dedicado você pode ter o site hospedado na sua empresa, não sendo necessário gastar valores adicionais por isso.


Com certeza ter um link dedicado é uma ótima solução para empresas dos mais diversos portes. Devido a isso, nós, da Ávato, preparamos um serviço sob medida para a sua empresa. Ficou interessado em contratar esse serviço? Então entre em contato conosco e desfrute dos benefícios de uma conexão estável e segura. Além disso, temos diversas soluções em conectividade para auxiliar sua empresa a se desenvolver e reduzir os seus custos fixos.