PABX em nuvem: a revolução da telefonia da sua empresa

A tecnologia tem evoluído cada vez mais e, obviamente, a telefonia iria evoluir junto com ela. Uma das grandes evoluções nesse cenário é o Cloud PABX, ou, como é popularmente chamado, PABX em nuvem, que pode interligar diversas filiais e, inclusive, profissionais que estão em home office.


Mas antes de adentrarmos nas diferenças desse modelo e suas vantagens, é importante que você entenda o que é um PABX e como ele pode auxiliar a sua empresa. Caso já conheça a tecnologia, basta pular o primeiro subtítulo e ir direto para os demais.


Então se prepare, porque neste artigo vamos explicar:


  • O que é o PABX;

  • Tipos existentes;

  • E vantagens do PABX em nuvem.


Por isso, acompanhe este artigo e veja como essa tecnologia pode revolucionar a sua empresa, gerando uma maior automação, reduzindo seus custos e aumentando seu lucro líquido. Uma ótima leitura!


O que é o PABX?

O termo PABX vem da sigla Private Automatic Branch Exchange, que em tradução livre significa Troca Automática de Ramais Privados. Ou seja, um sistema PABX é um equipamento que conecta diferentes ambientes através de linhas telefônicas. Ou seja, é uma central telefônica alocada na sua empresa.


Basicamente, o aparelho conecta-se diretamente à uma operadora de telefonia, podendo ser através de uma ou mais linhas, as quais ele faz a gerência. Até aí é muito parecido com uma conexão de um telefone com uma linha fixa, entretanto, ela permite tanto a conexão com várias linhas externas, quanto com linhas internas, os chamados ramais.


Agora vem a parte interessante, de forma automática, sem depender de um operador ou telefonista, o PABX direciona a chamada para o ramal escolhido, gerando mais agilidade para o seu negócio.


Vale destacar que, quando você liga para uma empresa e seleciona um determinado ramal para falar, com certeza essa empresa possui um sistema de PABX ativo. O mesmo vale para quando são feitas ligações internas entre ramais de uma empresa, também é usado um sistema PABX para isso.


Um sistema desses tem como função melhorar a comunicação dentro de uma empresa e o atendimento aos clientes, que acabam tendo uma experiência melhor e mais organizada. Além disso, esse tipo de sistema permite que sejam feitas ligações simultâneas a partir de um mesmo número.


Imagine que você tem uma empresa com 150 ramais destinados a ligações externas, seria horrível se cada um desses profissionais tivesse que esperar a linha estar desocupada para fazer o seu trabalho. Além, de que, você iria perder muito dinheiro enquanto os outros 149 esperavam sua vez. Com o PABX tudo se torna simultâneo, agilizando e otimizando processos e melhorando os custos.


Tipos de PABX

Agora que você já sabe o que é um PABX, vamos explicar sobre os diferentes tipos, o que inclui PABX analógico, híbrido, IP e o PABX em nuvem. Assim você poderá escolher qual é o melhor para o seu negócio.


O analógico é a opção de menor custo, mas também com menos recursos. Ele permite a seleção automática de linhas, ou seja, ao fazer uma ligação a central automaticamente vê qual plano você tem em cada linha e liga pela que for mais em conta, gerando economia.


Com ele também é possível programar o tempo máximo de cada ligação, fazendo com que os funcionários sejam mais assertivos; fazer o controle das chamadas telefônicas internas e externas; colocar chamadas em espera; inserir um menu para encaminhamento de chamadas; fazer a conexão com porteiros eletrônicos; colocar um identificador de chamadas; realizar chamadas em conferência via telefone; e bloquear o recebimento de chamadas a cobrar.


O PABX IP utiliza um sistema de VoIP, em tradução livre voz sobre protocolo de internet, ou seja, é um sistema através do qual as ligações são feitas via internet, como ocorre com o Skype, por exemplo. Nesse tipo de sistema a voz é convertida em dados e transmitida como bits. A principal vantagem do PABX IP é a redução de custos e a sua praticidade.


Além dos itens listados no analógico, o PABX IP ainda pode: utilizar o mesmo cabeamento da internet para a telefonia; oferecer uma maior qualidade nas chamadas com voz em alta definição; e tornar celulares em ramais móveis. O projeto de um PABX IP é mais elevado que o de um analógico, justamente por oferecer mais recursos e poder representar uma redução de gastos ainda maior.


O PABX híbrido é uma fusão entre o analógico e o IP. Por isso, ele possui todas as funções de ambos, integrando as duas tecnologias para isso. Além disso, o híbrido permite terminais com tecnologia digital; uma maior quantidade de ramais; realizar chamadas via IP; interligação com outros PABXs e computadores; interligação entre matriz e filiais.


O Cloud PABX, ou PABX em nuvem, funciona como um PABX IP. Contudo, ele tem a vantagem de não precisar de um equipamento dedicado a isso na sede da empresa. Ou seja, é tudo feito na nuvem, ficando as informações alocadas nos Data Centers da empresa contratada para gerir o serviço. Isso permite que seja muito mais fácil configurar, que o investimento inicial seja menor que os demais e que a empresa possa desfrutar do que há de melhor no mercado.


Além disso, o PABX em nuvem permite comunicação em tempo real para todos os navegadores, aplicativos e dispositivos móveis. Com ele é mais fácil acessar as funções do ramal, sendo possível utilizá-lo de qualquer lugar, o que é excelente para empresas com funcionários em home office ou com muitas filiais.


Além das chamadas de voz, ele permite a gravação de chamadas e um correio de voz online, assim como os utilizados nos celulares, ficando cada ramal com uma caixa postal e mensagem personalizada próprios; além de ser possível gerar relatórios. Uma das principais vantagens deste sistema é a redução de gastos com manutenção e investimento em placas para expansão (o que torna a ampliação de um PABX convencional mais cara do que um PABX Cloud).


Vantagens do PABX em nuvem

Como você viu no capítulo anterior, o PABX em nuvem apresenta diversas vantagens. A primeira delas é o uso da nuvem para armazenamento dos dados ao invés de uma máquina da sua empresa ou de um aparelho PABX analógico.


Além de isso gerar mais economia e agilidade de instalação, pois você não precisa comprar e instalar um aparelho específico, ainda gera mais segurança, uma vez que caso o computador principal queime, ou sofra um ataque de hackers, ainda assim tudo estará seguro na nuvem, ou seja, em diversos Data Centers da empresa contrata para fornecer o serviço.


Isso permite alta disponibilidade, evita compra e manutenção de equipamentos instalados na empresa. O PABX em nuvem também permite que seus funcionários que estão em home office atuem com ramais oficiais da empresa, o que demonstra mais profissionalismo e gera economia, uma vez que torna-se desnecessário pagar linhas telefônicas adicionais para esses colaboradores.


Além disso, o PABX em nuvem consome pouca banda de internet; permite a geração de relatórios de usabilidade; a integração com sistemas de Call Center, CRM e ERP; a gravação das ligações; possibilita configurar URA (Unidade de Resposta Audível) personalizada e criar filas de atendimento; interligar centrais analógicas e digitais; rotear chamadas baseado no menor custo.


Com certeza o PABX em nuvem fará toda a diferença no dia a dia da sua empresa, na experiência dos seus clientes e colaboradores, e na economia financeira, tanto na manutenção de um PABX, que deixará de existir, quanto no custo mensal utilizado para ligações, que cairá drasticamente.


Ficou interessado em implantar o PABX em nuvem na sua empresa? Então entre em contato conosco. A Ávato possui uma solução de Cloud PABX feita especialmente para você. Além disso, lembre-se de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais, isso ajudará mais pessoas a conhecerem mais sobre essa tecnologia e a economizarem recursos valiosos.