A segurança da informação tem sido um dos principais focos de atenção dentro das corporações desde que vieram à tona os inúmeros casos de roubo e vazamento de dados. Mais do que nunca as empresas estão buscando maneiras de garantir a defesa de suas informações e usuários, implementando ferramentas que forneçam uma proteção mais eficiente.
Quando falamos de dados e ataques cibernéticos é comum pensarmos em firewall. Isso não significa que essa é a única tecnologia que existe no mercado, mas por ser conhecida do grande público, costuma ter uma evidência maior. Por isso, nesse conteúdo vamos abordar como ela funciona na prática.
O que é firewall?
Em português livre a palavra firewall significa “parede de fogo” e remete ao controle de incêndio, que nesse caso vem a ser as ameaças escondidas no ambiente digital. O firewall pode ser constituído como hardware ou software e funciona como uma barreira, impedindo que os hackers consigam chegar até o computador protegido, monitorando o tráfego de uma rede e criando códigos que permitem ou não um acesso.
Tipos de firewall
Existem três tipos de firewall que podem ser utilizados para controlar e filtrar os dados que chegam por meio da rede, são eles: filtro de pacotes, proxies e inspeção de estados. No entanto, é importante reforçar que cada um deles funciona de maneira distinta.
Filtro de pacotes
Como o nome já sugere, esse modelo de firewall faz a filtragem de pacotes que transitam na rede, basicamente tudo o que é recebido e enviado. Isso significa que ele tem autonomia para bloquear ou permitir a passagem de dados com base em seus endereços de IP. Dessa maneira, consegue evitar portas de acesso que podem conter uma sequência maliciosa.
Firewall Proxy
Esse modelo é capaz de oferecer os melhores desempenhos de pesquisa e acesso às empresas. Também conhecido como firewall de aplicação, ele possibilita que os recursos online fiquem seguros como se fosse um tipo de camuflagem e tem a propriedade de esconder o IP dos usuários para que não tenham acesso e, consequentemente, não sejam expostos à riscos.
Firewall de Inspeção de dados
Foi desenvolvido para analisar com tecnologia de ponta a ponta todo o fluxo em uma rede. Possui recursos capazes de evitar um tráfego não autorizado, através da investigação das informações contidas nos pacotes e que estão sendo recebidos em tempo real.
Justamente por analisar não apenas os pacotes, mas especificamente os dados que estão sendo recebidos, essa tecnologia é considerada uma das mais seguras.
Smart Firewall
Conhecendo a necessidade de proteção de seus clientes, a Ávato desenvolveu o Smart Firewall, uma tecnologia inovadora e totalmente segura. Essa solução possui recursos que oferecem camadas de proteção contra todos os tipos de ataques, incluindo o Ransomware e permite o gerenciamento de acessos por meio de uma plataforma inteligente.
Nela é possível administrar a utilização de redes públicas e fazer o controle de conexões, incluindo os conteúdos dos dispositivos da rede interna empresarial.
O firewall é uma ferramenta muito eficiente para as corporações que estão começando a investir em soluções de segurança da informação. Essa tecnologia é uma das mais seguras da atualidade e está sempre evoluindo para acompanhar os golpes virtuais. Mas é sempre bom reforçar que para garantir o bom funcionamento desse serviço é preciso cuidar da manutenção dos equipamentos e máquinas.
Ficou interessado? Entre em contato, a Ávato dispõe das melhores soluções tecnológicas para empresas.
Comments