top of page

Data center: eficiência para os serviços corporativos

No cenário empresarial atual, os data centers são considerados os alicerces que sustentam a inovação e o crescimento tecnológico das empresas. Pensando nisso, vamos explorar o papel dessas infraestruturas, destacando alguns exemplos de serviços e aplicações que dependem delas para funcionar em suas capacidades máximas, e assim, promover o desenvolvimento necessário para que as corporações possam se destacar no mercado em que estão inseridas.


Mas afinal, o que é um data center?

Os data centers são instalações computacionais altamente sofisticadas que abrigam servidores, sistemas de armazenamento, equipamentos de rede e de gerenciamento, como roteadores e switches, por exemplo. Eles constituem o núcleo da infraestrutura de tecnologia da informação de uma empresa, onde dados são armazenados, processados e distribuídos de maneira confiável, totalmente segura e imune a alterações climáticas.


Hospedagem de sites e aplicativos

Empresas de todos os setores dependem de websites e aplicativos para interagir com seus clientes. Um exemplo prático é uma cadeia de hotéis que utiliza um aplicativo para reservas online. O data center assegura que o aplicativo esteja sempre acessível, garantindo uma experiência sem interrupções para os usuários.


Armazenamento na nuvem

A nuvem revolucionou a forma como as empresas armazenam e compartilham dados. As empresas podem usar esse tipo de serviço para compartilhar documentos, projetos e informações essenciais para o andamento de processos internos, entre equipes que não estão necessariamente no mesmo ambiente. Dessa forma, é possível promover uma colaboração eficiente e ágil, mesmo com usuários remotos em outros estados, por exemplo.


Análise de dados e Business Intelligence

A análise de dados é uma ferramenta poderosa para tomar decisões assertivas. Se pegarmos uma rede de supermercados como exemplo para entender essa aplicação, podemos notar que por reunir uma quantidade inestimável de dados, o data center contribui para o entendimento dos padrões de compras, e pode facilitar ainda mais o desenvolvimento de novas estratégias de vendas, já que encurta o caminho de coleta e processamento de milhares informações.


Aplicações de Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial desempenha um papel crescente nas operações empresariais. Todos nós temos ou já tivemos pelo menos um contato com centros de atendimento ao cliente que empregam chatbots alimentados por IA. Esse tipo de implementação é utilizada para facilitar e agilizar a interação, respondendo a perguntas frequentes e coletando dados que serão necessários para agendar consultas médicas, por exemplo.


Transações financeiras

Instituições financeiras lidam com milhões de transações diariamente. Um banco, depende de data centers para processar transações bancárias online, garantindo segurança e rapidez nas milhares de operações realizadas por seus clientes todos os dias.


Como uma empresa de telecomunicações dedicada ao mercado corporativo, a Ávato possui quatro data centers, localizados em: Joinville - SC (possui selo ISO 27.001), Santa Maria e Porto Alegre - RS, e Cuiabá - MT. Estruturas que garantem disponibilidade, segurança e desempenho necessários para que os clientes possam usufruir o máximo de recursos que a tecnologia pode oferecer.


Para saber mais clique aqui e para continuar bem informado sobre os principais assuntos desse universo, continue acompanhando o nosso blog.


Ávato - Soluções que simplificam!


Comments


bottom of page