top of page

Tecnologia: 5 tendências importantes para as empresas

O ambiente de trabalho vem se modificando quase que diariamente. Antigamente as atividades eram realizadas de maneira muito mecânica, a utilização de papel era exorbitante e o tempo gasto com os pequenos acontecimentos do dia atrapalhavam a produtividade dos funcionários, elevando o índice de falhas. Com a chegada da internet e a inserção da tecnologia no mercado, ficou claro que as empresas não conseguiriam sobreviver sem apostar em inovações que ajudassem o negócio a acompanhar a nova era digital.


E, quando falamos da tecnologia como fonte de crescimento, é importante mencionar que existem diversos tipos de ferramentas disponíveis atualmente. Algumas delas já fazem parte da rotina das corporações, outras estão começando a ser inseridas, mas já são consideradas tendências fortes para os próximos anos. Aqui nesse texto vamos abordar 5 delas, continue acompanhando.


1 - Cloud Computing

A computação em nuvem (em inglês Cloud Computing) tornou-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento e já é amplamente utilizada pelas empresas. Essa tecnologia oferece praticidade aos usuários, permitindo que as atividades sejam realizadas de forma integrada e otimizada.


As nuvens funcionam em qualquer sistema operacional e permitem o acesso de dispositivos de qualquer lugar do mundo, basta ter conexão com a internet. Com isso, as grandes demandas e até os pequenos detalhes são facilmente administrados, armazenados e compartilhados entre as pessoas responsáveis.


2 - Inteligência Artificial (AI)

É uma área da Ciência da Computação que consiste em atribuir a inteligência e habilidades humanas às máquinas e outros sistemas operacionais. Obviamente, não é algo tão simples de entender e devemos ter em mente que existem incontáveis exemplos de sua implantação no mercado, em diferentes níveis de atuação. Essa tecnologia surgiu para oferecer mais eficiência, já que, com o aumento crescente de exigências, é quase impossível que os funcionários consigam encontrar tempo para cuidar com atenção de tudo o que acontece ao seu redor.


De modo geral, a Inteligência Artificial é capaz de melhorar as situações, problemas e até pensar em respostas para todos os tipos de necessidades. Isso possibilita que os índices de falhas sejam mínimos ou quase inexistentes e pode fazer com que as empresas consigam ficar à frente da concorrência.


3 - Machine Learning

Machine Learning é um campo da Inteligência Artificial (IA) que configura o aprendizado das máquinas por meio de um grande fluxo de dados ou big data. Isso significa que esses computadores desenvolvem e aperfeiçoam tarefas de acordo com algoritmos que os ajudam a fazer análises precisas, sem ajuda de mãos humanas.


Ao fazer pesquisas na internet você está mostrando ao computador o que te agrada. Empresas de busca como o Google, por exemplo, utilizam o Machine Learning e cada vez que você abre uma página e permanece um tempo nela, informações são registradas, a fim de tornar suas próximas pesquisas ainda mais completas.


4 - Big data

Os dados estão presentes em praticamente todos os processos empresariais e para lidar com eles, é necessário fazer uma administração correta. É nesse ponto que o Big Data se encaixa, pois é uma tecnologia capaz de fazer análises de um grande volume de dados, com o foco em resultados assertivos.


Esse conceito impacta diretamente a definição das estratégias de marketing de um negócio, ajuda na fidelização de clientes, nas mudanças econômicas e em ações internas e externas.


5 - Internet das Coisas

O conceito de Internet das Coisas (IoT) é relativamente novo e ainda não se popularizou totalmente, mas não podemos negar que está se tornando muito comum na rotina das corporações. Essa tecnologia possibilita a integração de aparelhos eletrônicos, máquinas, sistemas de software e qualquer outro tipo de “coisa” (como o nome já sugere), que tenha acesso à internet, isso pode incluir tecnologias vestíveis, ou wearables, como relógios, óculos, dentre outros, assim como máquinas, tanto industriais quanto domésticas, como geladeiras, aspirador de pó, ar condicionado, dentre outros.


bottom of page