top of page

Link dedicado: saiba como a internet corporativa funciona

A internet deixou de ser uma solução opcional e se tornou um meio essencial para que as empresas conseguissem realizar suas atividades. Isso aconteceu porque a transformação tecnológica influenciou o desenvolvimento de ferramentas fundamentais para o crescimento e a otimização dos processos corporativos.


Mas como garantir o alto nível de conexão, com banda suficiente para não haver travamentos? Bem simples, para isso existe uma solução popularmente chamada de link dedicado.


O que é link dedicado?

É uma internet privada, segura, com alta velocidade e disponibilidade. Ela é conhecida como IP dedicado, uma vez que, se difere de outras conexões, nas quais a banda pode ser compartilhada por diversos usuários.


Imagine que você está em uma via com muitas pistas, mas com um trânsito extremamente intenso. Em alguns momentos você consegue fazer o percurso desejado em menor tempo, em outros acaba pegando engarrafamento e demora mais para chegar ao seu destino. Agora imagine que você tem uma pista exclusiva para dirigir na velocidade que quiser. O primeiro exemplo é equivalente a uma conexão de banda larga comum, já a último, a um link dedicado.


Além disso, em uma conexão normal, a velocidade entregue nem sempre é igual à contratada. Isso acontece justamente porque existe uma disputa pelo sinal, que pode causar oscilações. Já em uma internet dedicada isso não ocorre, fazendo com que você receba 100% da capacidade contratada, garantindo maior velocidade, estabilidade e segurança para suas operações.


Diferenças entre link dedicado e banda larga

Muitas pessoas confundem essas duas tecnologias. A banda larga utiliza a infraestrutura da telefonia fixa para oferecer os serviços de internet, normalmente utilizando conexão via fibra óptica e/ou rádio digital. Contudo, ela não é exclusiva e por mais que ofereça uma velocidade considerável para a realização de tarefas que não demandam muita capacidade, oscilações no sinal são comuns, o que faz com que não seja a tecnologia mais indicada para o ambiente corporativo.


Como falamos anteriormente, com o link dedicado esse tipo de problema não acontece, uma vez que aquele canal de conexão é exclusivo daquele endereço de IP, também fixo. O que nos leva a outra diferença importante. Na banda larga não há IPs fixos, sendo eles gerados no ato da conexão e alocados no servidor da operadora contratada. Já na internet dedicada, eles são exclusivos, pertencendo somente a empresa. 


Vantagens do link dedicado

A primeira vantagem é a estabilidade da conexão, que é bem maior, o que gera mais produtividade e permite que os usuários possam atuar sem prejuízos devido a falhas ou oscilações na conexão.


A segunda vantagem é o custo-benefício. Como cada empresa possui suas necessidades, é possível haver diferenças e uma personalização para atender as demandas de cada perfil, seja ela PME ou uma grande corporação.


A terceira é o suporte especializado e SLA proativo. Soluções como o link dedicado contam com um time de técnicos que acompanham o desempenho do serviço constantemente, desde o início do projeto, para garantir que a conexão esteja funcionando da melhor forma possível. 


Com certeza ter um link dedicado é uma ótima solução para empresas dos mais diversos portes. Ficou interessado em contratar esse serviço? Então entre em contato e  conheça a internet corporativa da Ávato. E para ver outros artigos acompanhe o nosso blog.



Ávato - Soluções que simplificam!


留言


留言功能已關閉。
bottom of page