top of page

Instituto Caldeira se beneficia de tecnologia de ponta: XGS-PON


O Instituto Caldeira, hub de inovação sediado em Porto Alegre, demonstrou na prática a sua capacidade de conectar empresas consolidadas no mercado, como a Ávato, com startups de inovação, como a Venko Networks, ao unir essas duas empresas para proporcionarem uma infraestrutura de última geração ao local.


Essa colaboração permitiu a disponibilização, para o Instituto Caldeira e empresas residentes, de conectividade de última geração em fibra óptica baseada na tecnologia XGS-PON.


A nova tecnologia apresenta como principal vantagem a alta velocidade e a comunicação simétrica, ou seja, as velocidades de upload e download são iguais, características muito importantes para empresas e essencial para videoconferências, por exemplo.


A infraestrutura de redes, disponibilizada pela Ávato no Instituto Caldeira, apresenta as características ideais para suportar a evolução tecnológica trazida pela Venko, pois conta com acessos baseados puramente em fibra óptica e links de alta velocidade. Devido a isso, a introdução da nova tecnologia XGS-PON aconteceu de forma muito rápida.


O Instituto Caldeira passou a contar com o estado da arte em conectividade, sendo a primeira instituição de inovação na América Latina a disponibilizar infraestrutura com essa tecnologia.


Segundo Ricardo Pianta, CEO da Venko, “é muito bom poder contar com um ambiente onde podemos exercitar a adoção de tecnologias de última geração. O benefício é de todos: a comunidade tem acesso a produtos e serviços muito inovadores, nós podemos amadurecer as soluções com casos práticos de uso e potenciais usuários podem verificar na prática essas soluções em operação”.


A Venko Networks, pioneira na introdução de tecnologias avançadas de conectividade na América Latina, foi fundada em meio à pandemia. Após operar durante o primeiro ano sem uma sede, entendeu-se que o Instituto Caldeira seria o local ideal para sediar a startup, por isso, a Venko iniciou suas operações no local no início de setembro de 2021.


“A introdução da tecnologia XGS-PON no Instituto Caldeira é o exemplo prático de como as grandes empresas podem inovar desenvolvendo sinergias com startups. A parceria com a Venko Networks é um dos primeiros passos para a expansão da tecnologia XGS-PON como uma das soluções de telecomunicações que passaremos a oferecer no mercado corporativo”, destaca Luis Luzardo, Head Comercial Corporativo da Ávato Tecnologia.


bottom of page