top of page

Banco de dados: entenda como eles funcionam

Atualmente tudo é armazenado em banco de dados e quando falamos tudo, pode ter certeza de que é tudo mesmo. Suas informações pessoais, endereço, e-mail, movimentações bancárias e até sua atividade e conversas nas redes sociais estão sendo armazenadas em um servidor específico.


O nome ‘banco de dados’ é autoexplicativo, mas será que você realmente sabe o que é essa tecnologia, como ela funciona e quais os tipos que existem no mercado? Aqui vamos te explicar um pouco mais sobre isso.


Banco de dados é um tipo de organização de arquivos que se relacionam entre si. Esse conjunto de dados são dispostos sobre o mesmo domínio, de forma que seja fácil acessá-los quando necessário. É importante ressaltar que esses documentos estão sempre agrupados com seus semelhantes para que façam sentido e possam ser utilizados da melhor maneira possível.


Investir em uma estrutura de armazenagem e distribuição de dados oferece diversas vantagens para as empresas. E os benefícios estão diretamente relacionados com o desempenho e a produtividade no exercício de atividades essenciais no ambiente corporativo. De modo geral, isso significa que os departamentos conseguirão acessar e trocar informações de forma mais assertiva.


Mas para que o gerenciamento de um servidor funcione sem problemas é necessário a utilização do Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados ou SGBD. Ele é conhecido por ser um tipo de software que faz a mediação entre o banco de dados e o usuário.


Atualmente existem duas categorias de banco de dados no mercado. Cada uma delas oferece resultados diferentes de acordo com a necessidade da empresa.


Relacionais

São os mais comuns e os os dados são armazenados em formato de tabelas. Eles geralmente são utilizados na realização de tarefas que necessitam de informações mais simples e de rápido acesso. Também são conhecidos por serem baseados na linguagem SQL (Structured Query Language).


Não relacionais

Os bancos de dados não relacionais são utilizados para administrar os arquivos que não podem ser colocados em formato de tabela, como imagens, vídeos e gráficos, por exemplo. Ele possui uma alta performance e atua por meio da linguagem NoSQL. Vale ressaltar que esse tipo dispensa as atualizações de um sistema de relacionamento.


É importante dizer que nessas duas categorias se encaixam os bancos de dados mais utilizados do mercado. São eles SQL Server, MySQL, Oracle, PostgreSQL e NoSQL.



bottom of page