top of page

Você conhece o MPLS da Ávato?

Cada vez é mais importante o uso de tecnologias de ponta para uma maior eficácia da rede da sua empresa ou até mesmo de uma cidade. Uma ótima solução para isso é o MPLS. Mas você sabe o que é? A sigla MPLS é uma abreviação do termo Multiprotocol Label Switching, que representa um protocolo de chaveamento de pacotes.


De uma forma mais simples, esse chaveamento permite o encaminhamento de etiquetas para identificação do roteador mais próximo e define o melhor fluxo de envio desses pacotes de dados. Ou seja, o MPLS serve para fazer a interconexão de unidades de negócio, como exemplo, entre filiais e matriz.


Uso do MPLS

Com o MPLS da Ávato você consegue ter um melhor controle dessa interligação entre as diversas sedes da empresa ou órgãos governamentais, consegue controlar a banda, indicando quanto quer para cada operação dentro dela.


Por exemplo, é possível configurar o MPLS para que operações com voz tenham prioridade de passagem sobre outras operações. Ou seja, ligações não são interrompidas devido a toda banda estar sendo ocupada por outras operações, sendo possível, inclusive, restringir determinadas movimentações e acessos dentro do sistema.


O MPLS da Ávato conta com o QOS (Quality Office Service), que faz justamente essa priorização de voz e arquivos multimídia, como chamadas de vídeo. Além disso, através do software ERP também é possível determinar que uma aplicação, como por exemplo uma videoconferência, tenha prioridade na rede, a fim de ter um tráfego mais fluido, sem o usuário notar oscilações de velocidade.


Outro atributo da nossa MPLS é o Full Mesh, algo muito usado, principalmente com contas de Governo, e que é responsável por fazer a conexão entre filiais, sem precisar que o tráfego de dados passe pela matriz primeiro. Isso garante uma velocidade maior de acesso de informações e comunicação entre os diversos pontos.


Objetivo

O principal objetivo de uma rede MPLS, atualmente, é interligar diferentes tipos de redes da maneira mais eficiente possível. Ela pode ser usada em qualquer rede, sendo usada principalmente para redes IP.


O MPLS gera também economia para as empresas. Um exemplo disso ocorre com a telefonia. Como toda comunicação entre matriz e filiais se dá através de dados, não é necessário gastar com minutagem para essas ligações, sendo usado o serviço telefônico somente para ligações externas, e, ainda assim, com um custo reduzido, uma vez que diversas ligações também são feitas por meio de dados, como as chamadas de Zoom, WhatsApp, dentre outras.


Um case interessante, que ilustra o bom uso dessa tecnologia, é a cidade de Santiago, no interior do Rio Grande do Sul, a qual se tornou uma cidade conectada graças ao serviço de MPLS da Ávato.


Vale destacar, também, que essa tecnologia permite uma maior segurança, uma vez que ela trabalha com múltiplos protocolos com diferentes padrões de criptografia e porque a carga dos pacotes de dados não é detectada pelos roteadores de encaminhamento.


Já conhecia essa tecnologia? Ficou interessado em ter uma rede MPLS na sua empresa ou órgão governamental? Então entre em contato conosco e usufrua de segurança, velocidade e redução de custos.


bottom of page