Os ataques Ransomware estão entre os que mais cresceram em 2021. Esse tipo de golpe possui diversas vertentes, mas, de maneira simples, se trata de um malware nocivo que infecta e impossibilita o acesso ao sistema, de forma que só pode ser restabelecido após pagamento de um resgate em criptomoedas.
O número de empresas atingidas aumentou consideravelmente e a preocupação que isso implica, na maioria dos casos, não tem precedentes. De acordo com dados do relatório divulgado pela Inflobox, o Brasil está em quinto lugar no ranking de países mais afetados por ataques dessa magnitude. Setores da educação, saúde e varejo foram os mais atingidos.
O levantamento também mostra que o prejuízo mundial chegou à marca de 20 bilhões de dólares e um exemplo desse tipo de golpe aconteceu no último ano com a Lojas Renner. Em agosto de 2021 um sequestro virtual deixou o sistema e parte dos canais virtuais fora do ar. Em comunicado oficial, a empresa negou o pagamento do resgate e montou uma força tarefa para restaurar toda a operação afetada, que durou cerca de dois dias.
O que aconteceu com a gigante varejista não é um caso isolado e só evidencia a carência que ainda existe em relação à proteção de dados. Infelizmente as táticas dos cibercriminosos mudam e se aperfeiçoam a todo o momento, fazendo com que as corporações também tenham que aperfeiçoar a segurança ou correr atrás do prejuízo.
Segundo o portal de notícias CIO, um ataque do tipo Ransomware pode gerar custos que vão muito além do pedido de resgate dos criminosos. Especialistas em tecnologia afirmam que o sequestro de um sistema pode impactar a empresa por dias e até meses depois do ocorrido. Além de afetar a credibilidade que a empresa deveria manter para com seus clientes, que deixam de acreditar que a instituição tem capacidade para lidar com suas informações e dados. Isso sem falar dos custos para restaurar o que foi danificado e implantar um sistema mais robusto e eficiente.
Por isso, a Ávato desenvolveu diversas soluções voltadas para a segurança da sua empresa. Então entre em contato conosco que nossos especialistas irão analisar qual a melhor solução para o seu negócio.
E, se quiser saber mais sobre ataques cibernéticos, continue acompanhando nossas notícias!
Commentaires