Rede: conheça as diferenças entre MPLS, MPLS HYPER e SD-WAN

Novas tecnologias surgem quase que diariamente, o que faz o mercado de telecomunicações evoluir em um ritmo acelerado. Atualmente, existem alternativas capazes de atender aplicações variadas e diferentes demandas, que necessitam de recursos de conectividade digital.


A seguir você vai conhecer um pouco sobre os mecanismos MPLS, MPLS Hyper e SD-WAN, muito utilizados por empresas de pequeno, médio e grande porte e também por Governos, para melhorar processos relacionados à rede e gerar resultados diante da competitividade empresarial. Continue lendo para conhecer as vantagens de cada um deles.


Tecnologia MPLS

A sigla MPLS é a abreviação de Multi Protocol Label Switching, uma tecnologia que reúne protocolos responsáveis pela distribuição de rótulos; encarregados de transportar dados e arquivos, por meio da rede de computadores.


Dito isso, é importante frisar que o principal objetivo da MPLS é reunir redes distintas com praticidade e eficiência, por meio da interligação de roteadores relacionados a conexão IP, que vêm a ser um endereço capaz de identificar um dispositivo conectado à uma rede. Por esse motivo, é chamado de Protocolo de Rede (nome em português).


Tendo em mente que essa ferramenta executa funções por meio de rótulos, as redes MPLS permitem um controle mais eficiente do tráfego, assegurando que os processos de pesquisas sejam mais centrados. Isso significa uma propensão menor a congestionamentos e mais qualidade na entrega de dados de voz e vídeo.


O processamento é realizado em seu núcleo, o que evita a sobrecarga da arquitetura e gera mais agilidade de resposta. Também facilita a utilização de redes diferentes e possui segurança avançada, graças aos variados protocolos e criptografia.


Tecnologia MPLS HYPER

É muito parecido com o anterior e apresenta os mesmos atributos técnicos. Mas além de todas as qualidades já citadas, esse modelo lembra um pouco o esquema de redundância, comum em empresas de telecomunicações. De forma mais simples, essa tecnologia possibilita o funcionamento de um segundo link de internet, em caso de queda de sinal do principal.


O mecanismo MPLS HYPER conta com um dos melhores índices de disponibilidades que existem. No caso desse mecanismo, o link possui 99,5% de garantia de continuidade, com um SLA próprio.


Tecnologia SD-WAN

As redes SD-WAN ou Software-Defined Wide Area Network, foram desenvolvidas para atender as necessidades de aplicações de estrutura como serviço, conhecidas como SaaS e IaaS. Assim como a tecnologia MPLS, ela tem o objetivo de fazer a gestão de redes e potencializar o tráfego, oferecendo uma performance mais robusta de atuação.


Essa tecnologia também é uma ótima opção para o gerenciamento de conexões baseadas na nuvem. Do mesmo modo, oferece recurso para a interligação entre filiais e controles eficientes de acordo com o tamanho e necessidade da empresa. Os benefícios de implementação vão desde a otimização de experiência nas aplicações diárias até a administração focada de redes e tráfego de pesquisa.


A Ávato possui uma solução própria chamada de Smart SDWAN, indicada para empresas de todos os tamanhos. O serviço possui duas vertentes, a Smart SDWAN HQ e a SDWAN BRANCH. Seus recursos são: estabelecimento de sessões de VPN com filiais e estabelecimento de sessões de VPN para QH, proteção DMZ, acesso remoto por VPN, filtragem de pacotes, filtros de aplicações em camada 7 e suporte a Flow.


Existe uma infinidade de possibilidades quando o assunto é conectividade. Agora, mais do que nunca, as empresas estão buscando alternativas que aumentem ainda mais a capacidade de seus negócios e, na era do desenvolvimento tecnológico, isso só é possível por meio da internet. As três tecnologias apresentadas são muito utilizadas no mercado e cada uma delas apresenta características próprias.


No entanto, você pode perceber pontos em comum. O controle, gerenciamento, e as melhorias de eficiência de redes são um ponto essencial para a adesão. Claro que para optar por qualquer que seja a solução é necessário um estudo e avaliação do cenário atual da instituição, para um melhor aproveitamento e até redução de custos. O que pode ser feito por um especialista da Ávato.


Achou interessante? Entre em contato, a Ávato dispõe dos melhores serviços de conectividade para empresas.