top of page

Desvendando a nuvem: as possibilidades da Cloud Computing

Você provavelmente já ouviu falar em Cloud Computing e em como essa tecnologia é vantajosa para a realização de diversas atividades. Mas será que você realmente sabe como ela funciona e porque se tornou indispensável na rotina corporativa? Acompanhe o artigo para entender um pouco mais sobre o assunto.


Origem Computação em Nuvem

Cloud Computing, também conhecida como computação em nuvem, é uma tecnologia que permite que o usuário acesse recursos úteis para o seu cotidiano, de qualquer lugar do mundo por meio de computadores ou smartphones. Para isso, basta que o dispositivo esteja conectado à internet.


Mas antes de explicar os aspectos técnicos, é preciso entender a origem da computação em nuvem. A verdade é que esse conceito começou a despontar na década de 1960, a partir da ideia dos pioneiros Joseph Carl Robnett Licklider e John Mccarthy, mas o termo se difundiu de fato, quando o professor Ramnath Chellappa, o utilizou pela primeira vez em uma palestra universitária em 1997.


Vantagens da Cloud Computing

Centralização de informações: Permite que os dados, que estão distribuídos em vários programas, sejam mantidos em um único local. Isso impede que diferentes formulários de autenticação de acesso sejam gerados e facilita a disponibilidade, já que as informações ficam centralizadas.


Escalabilidade: A escalabilidade é um dos principais benefícios, pois o volume de demandas das empresas aumenta constantemente. Assim, a infraestrutura oferecida pela nuvem amplia a capacidade, mantém a produtividade e, com isso, impacta diretamente o crescimento do negócio.


Redução de custos: Assim como a escalabilidade, a economia também é uma grande vantagem. Quando uma organização decide investir em cloud, ela elimina os custos que estão incluídos na manutenção de uma infraestrutura ou data center interno.


Mobilidade de trabalho: O home office permitiu que as pessoas realizassem as atividades profissionais sem que precisassem ir até os escritórios. Como falamos anteriormente, a nuvem possibilita que esses usuários acessem e também compartilhem informações com os colegas, mesmo estando distantes.


Tipos de nuvens

Pública: Basicamente se caracteriza por recursos oferecidos por terceiros, que podem ser contratados tanto por empresas, quanto por pessoas em geral. Isso significa que o cliente não precisa se preocupar com o gerenciamento do que está mantendo na nuvem. Tudo que envolve segurança e manutenção fica por conta do provedor do serviço.


Privada: Diferente da anterior, a nuvem pública é voltada para as corporações que desejam manter uma infraestrutura local e mais restrições de acesso a usuários autorizados, por exemplo. Esse tipo de tecnologia permite que as intuições personalizem os recursos da maneira que julgarem melhor para seus processos e atividades diárias.


Híbrida: Por último, mas não menos importante, temos a nuvem híbrida. Ela é a junção das versões pública e privada. Dessa maneira, a empresa pode compartilhar e utilizar recursos conforme a necessidade da ação, podendo ser das duas formas distintas.


Modelos de implementação

Atualmente existem modelos diferentes e que podem ser implementados de acordo com a capacidade e necessidade da empresa. O primeiro é o SaaS (Software como Serviço), onde funcionam aplicativos bem conhecidos como o Google Docs, Linkedin e Facebook. O segundo é o PaaS (Plataforma como Serviço), que está relacionado a ferramentas de gerenciamento de banco de dados e sistemas operacionais. Já o IaaS (Infraestrutura como Serviço), está ligado à questão de infraestrutura, como os data centers, hardwares, racks e servidores, por exemplo.


De modo geral, a Cloud Computing se tornou parte essencial para o desenvolvimento e crescimento do mercado e transformação digital, por melhorar processos que antes eram realizados de maneira mecânica. Hoje é possível escolher o serviço que mais se adequa a necessidade, com benefícios, segurança e garantia de economia.


A Ávato oferece serviços de Cloud Computing, aproveitando a infraestrutura de seus próprios data centers de última geração. Essa abordagem integrada permite que nossos clientes desfrutem de soluções personalizadas e altamente confiáveis, adaptadas às suas necessidades específicas. Com nossa expertise em nuvem e a estabilidade de nossos data centers, estamos capacitando empresas a alcançarem seus objetivos na era digital, com desempenho e segurança excepcionais.


Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e fique informado sobre os principais assuntos do setor. E se quiser saber mais sobre os data centers da Ávato converse diretamente com um especialista


Ávato - Soluções que simplificam!


bottom of page