A Indústria 4.0 ou 4° Revolução Industrial como também é conhecida, está relacionada às inovações e desenvolvimentos tecnológicos no âmbito da automação. Esse conceito surgiu com o intuito de aprimorar a atuação das máquinas e dos processos digitais dentro das indústrias, com o objetivo de criar um ambiente totalmente conectado, por meio de sistemas que trocam informações e dados em tempo real.
Quando falamos da conexão entre muitos dispositivos, ideologia em que a Indústria 4.0 se baseia, é impossível não citar as tecnologias que fazem esse conceito funcionar de fato. Algumas delas já são conhecidas dos especialistas em TI e estão sempre em evidência, outras aparecem menos, mas possuem sua parcela de importância em diversos processos.
Inteligência artificial - IA
Esse é um bom exemplo de tecnologia que está sempre presente na lista de tendências. A Inteligência Artificial está cada vez mais forte nas empresas, com suas interfaces inovadoras que permitem o desenvolvimento de produtos e serviços ainda mais dinâmicos, arrojados e inteligentes.
Isso significa que a IA favorece a análise e as técnicas baseadas em lógica, como o aprendizado de máquina. Por consequência, permite que elas realizem ações, interpretem eventos, analisem tendências e comportamentos de sistemas e muitos outros. Cenários que podem ditar o posicionamento de uma empresa, os serviços que ela oferece e as estratégias para elevar a atuação no mercado.
Internet das coisas - IoT
Mesmo sendo um conceito relativamente novo, que ainda não se popularizou totalmente, não podemos negar que está se tornando muito comum na rotina das corporações. Essa tecnologia possibilita a integração de aparelhos eletrônicos, máquinas, sistemas de software e qualquer outro tipo de “coisa” (como o nome já sugere), que tenha acesso à internet.
É a ligação entre ferramentas que passam a interagir e se comunicar por meio da infraestrutura de computadores e softwares, por exemplo. Esse tipo de atuação permite maior controle do todo e garante mais eficiência na realização dos processos de produção.
Cloud Computing
Cloud Computing ou computação em nuvem se refere ao fornecimento de serviços sob demanda através da internet. Sua característica principal está justamente relacionada ao fato de não exigir o uso de servidores, softwares ou hardwares, permitindo que essas tecnologias, hospedadas em data centers, sejam acessadas remotamente sempre que necessário.
Como dito, a computação em nuvem oferece recursos amplos e permite que as empresas acessem suas tecnologias de dispositivos distintos. Dessa maneira, elimina os investimentos com infraestrutura, equipamentos e com suporte especializado.
Cyber segurança
É uma prática que visa proteger informações e dados sensíveis disponíveis nos computadores, servidores, dispositivos móveis e redes, contra ameaças e ataques cibernéticos. Está relacionada especificamente às ações de especialistas que visam mitigar ou diminuir consideravelmente os riscos, garantindo a continuidade das operações corporativas.
Robótica
Os robôs estão cada vez mais presentes em nossas vidas e nas empresas não será diferente. Com todas as inovações tecnologias e aprimoramentos relacionados à robótica, eles se tornarão cada vez mais autônomos e cooperativos. Sendo assim, poderão interagir entre si e conseguirão trabalhar com total segurança em meio aos humanos.
Integração de sistemas
Consiste na união de diferentes sistemas e softwares com o objetivo de uma atuação coordenada, permitindo a troca eficiente dos dados e informações entre diferentes meios operacionais.
A integração entre os sistemas de uma empresas consequentemente favorece a visualização do negócio de forma menos burocrática e facilita o desempenho de atividades que antes poderiam ser prejudicadas por processos demorados, sem produtividade e dinamismo. Dessa maneira, favorece o desenvolvimento de novas estratégias para o crescimento da empresa no setor em que está inserida.
Para finalizar
Para a Indústria 4.0, incorporar tecnologias e conceitos significa otimizar processos a fim de criar uma cadeia de produção inovadora, que facilite os métodos operacionais. Como mencionado, os seus principais aspectos envolvem as ações em tempo real, serviços em cloud, arquitetura orientada de dados, descentralização de operações e a flexibilidade de gestão.
Mas além da eficiência, não se pode negar que a redução de custos na 4° Revolução Industrial é um fator muito importante para sua implementação, pois com os procedimentos interligados é possível obter melhor aproveitamento . Isso acontece sem que o produto seja desvalorizado, muito pelo contrário, a qualidade é elevada e pode chegar ao cliente final com um melhor custo benefício.
Gostou desse conteúdo? Para ver outros artigos como esse continue acompanhando o nosso blog. E para conhecer as soluções da Ávato entre em contato com um de nossos especialistas.
Ávato - Soluções que simplificam!
Comments