5 dicas que ajudam a evitar ataques cibernéticos

Em 2021 o Brasil foi alvo de 16,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos e entrou para o ranking de países mais atacados no mundo. Mas você deve estar se perguntando o que influenciou esse aumento e as mudanças no comportamento dos cibercriminosos? A resposta para essa pergunta está relacionada com a alteração que a chegada da pandemia causou na rotina corporativa.


As empresas foram obrigadas a modificar o padrão de trabalho que já estavam inseridas com a adesão do home office. O problema disso está no fato de que a maioria delas não estava acostumada com o modelo remoto e nem tinham estrutura suficiente para fazer uma migração segura, algo que se agrava ainda mais quando o assunto são os micros e pequenos negócios.


É comum que o ambiente digital fique mais seguro quando o colaborador está trabalhando presencialmente, já que ele utiliza uma rede protegida e diversas soluções tecnológicas. Mas vale ressaltar que até as corporações estruturadas e com muitos recursos podem sofrer tentativas de ataques.


Para eliminar os riscos, algumas coisas devem ser levadas em consideração. Acompanhe a seguir.


Cultura de segurança da informação

Desenvolver a cultura de segurança da informação é a primeira coisa que deve ser feita quando a empresa quer se tornar mais segura. No entanto, deve-se ter em mente que esse processo não é feito de uma hora para outra, mas que é extremamente necessário em uma era na qual a tecnologia e as ameaças estão em constante evolução.


Para começar os gestores devem mostrar a importância de proteger seus sistemas, desenvolvendo boas práticas, dinâmicas e promovendo treinamentos que capacitem os colaboradores, garantindo uma adequação com o menor índice de lacunas. Sem que as pessoas saibam as implicações que as falhas podem gerar; impossível implementar políticas como a de governança de dados, por exemplo.


Mantenha os softwares atualizados

Por ser considerada uma tarefa rotineira muitos se esquecem que uma simples atualização de software é capaz de limitar alguns tipos de ameaças. Dedicar um tempo para fazer essa revisão permite que os responsáveis tenham uma visão ampliada sobre o que é utilizado no computador e quais programas são necessários para realização das tarefas diárias.


Essas atualizações também são importantes para que as máquinas apresentem um desempenho maior.


Faça backups de dados

É necessário um conjunto de fatores para garantir a proteção dos sistemas operacionais e o backup é mais uma ferramenta indispensável. Ter a garantia de que os dados estão sendo armazenados com eficiência é tudo o que as corporações precisam para atuar com mais tranquilidade.


O backup facilita a administração de informações e o que antes era feito de forma manual, pode ser realizado por meio da tecnologia em nuvem. Isso possibilita mais agilidade e praticidade de atuação dos usuários que constantemente estão em contato com determinados arquivos.


Sempre utilizar redes seguras

Como foi dito anteriormente, o ambiente digital de uma empresa geralmente é desenvolvido para suportar uma grande quantidade de usuários ao mesmo tempo, com soluções como uma VPN, firewall e outros. Isso muda quando esses mesmos funcionários passam a trabalhar longe do escritório, onde eles não podem contar com esse suporte para blindá-los.


As redes Wi-Fi públicas são úteis em algumas eventualidades, mas escondem diversos perigos. Por isso, é importante que no momento da execução das atividades profissionais o usuário esteja conectado em uma rede particular e segura.


Solução de segurança

Soluções de segurança da informação são desenvolvidas para atuar nos detalhes que passam despercebidos, já que as falhas humanas podem acontecer mesmo com todos os cuidados possíveis. Isso não significa que os usuários são péssimos administradores ou que não foram instruídos o suficiente, apenas demonstra que uma única pessoa não consegue ficar atenta a todos os detalhes que acontecem no seu computador ao mesmo tempo.


Atualmente o mercado está repleto de serviços de proteção contra Ransomware, Phishing, DDoS Ataque e outras inúmeras ameaças. A Ávato inclusive conta com o Smart Firewall, uma solução desenvolvida para garantir a tranquilidade das instituições e que possui recursos robustos.


Como você pode notar, a proteção de dados exige dedicação e investimento. Essas cinco dicas são consideradas os pilares para as empresas que querem começar a melhorar seus processos e evitar prejuízos. Mas é importante ressaltar que não basta investir em soluções quando as pessoas não estão atentas aos seus comportamentos online, tudo deve estar alinhado e de acordo com as normas.


Gostou desse conteúdo? Acompanhe as matérias da Ávato e saiba mais!