Manifesto de

Ações à Pandemia: Coronavírus

Este documento contém o manifesto das ações que o Grupo Gaúcha TecPar S/A de forma voluntária, e seguindo boas práticas e recomendações de órgãos nacionais e internacionais decidiu tomar, apoiada principalmente na informação e capacidade de mobilização.

Sumário Executivo

Diante das informações oficiais divulgadas pela Organização Mundial de Saúde¹ (OMS), Ministério da Saúde e recomendações da ANATEL na presente data, a Diretoria Executiva da Gaúcha TecPar S/A, juntamente com demais diretores das operações do Grupo (Ávato, GPSNet, Amigo Internet, Canoas Net e Multitel/TVN), sentem-se mobilizados pelos números apresentados, e principalmente pelo prognóstico emitido por especialistas quanto a importância de todos contribuirmos para o achatamento da curva de propagação do Coronavírus².

Segundo o médico Howard Markel, especialista da Universidade de Michigan que estudou os efeitos de respostas semelhantes a epidemias passadas. “Um surto em qualquer lugar pode ir a qualquer lugar,” diz ele. E agora, “Todos nós precisamos nos empenhar para tentar evitar casos em nossas comunidades.” A maioria das pessoas não fica doente o suficiente para precisar de um hospital. Mas aqueles que o fazem podem sobrecarregar o número de leitos e equipes de atendimento que os hospitais de nosso país têm disponível.

A evolução no número de casos confirmados e suspeitos nos últimos dias impõe, contudo, que novos avanços sejam feitos. Com um cenário de maior distanciamento físico entre as pessoas, requisições de quarentena e de trabalho remoto, as conexões de acesso às redes se tornarão ainda mais essenciais. A preservação de fluxos de trabalho, de ensino, de acesso a informações sobre saúde e também de lazer, dependerá em grande medida dos serviços de telecomunicações.

 

Este manifesto contém a lista de ações que nossa Companhia e suas controladas passarão a adotar a partir deste momento, como forma de ajudarmos a retardar a propagação, utilizando os meios disponíveis que nossa organização e nossas equipes possuem.

Acreditamos profundamente que a informação e a mobilização são a principal forma de empoderarmos nossas equipes e comunidades que participamos, e com isso mudarmos qualquer  situação desfavorável.

Porto Alegre/RS, 15 de março de 2020.

Magnum Mello Foletto

Diretor Presidente

Cumprimento da nossa missão:

entregar conectividade

Primeiramente, entendemos que devemos continuar a cumprir nossa missão de "entregar conectividade" a quem nos confiou e nos demandou, mesmo neste cenário desfavorável. Nosso principal foco neste momento é de que nossos clientes sejam atendidos com agilidade, dentro dos prazos combinados e recursos disponíveis. Também estamos concentrados em manter o funcionamento adequado das redes de comunicação, sistemas e aplicações em alta disponibilidade, sustentando a operação para garantir o melhor serviço à aqueles que confiam em nosso trabalho.

Aumento da velocidade da internet sem custos para os clientes

Para clientes residenciais

Considerando que muitas pessoas precisam ficar em suas casas, e a internet é essencial para serviços básicos como: trabalhar em regime de home-office, estudos on-line, comunicar-se com a família e amigos, dentre outras atividades, que neste momento são importantes e passarão a ser cada vez mais relevantes de serem realizadas à distância, estaremos aumentando*  em pelo menos 50% a banda contratada dos assinantes de planos de acesso em fibra óptica, nos meses de março e abril do corrente ano, sem quaisquer custos adicionais.

Para clientes corporativos

Os serviços de acesso e conexão à internet disponibilizados para a Sede/Matriz de cada empresa**, estaremos aumentando*** nos meses de março e abril do corrente ano, a velocidade nominal dos planos em pelo menos 50% a mais da banda contratada, sem quaisquer custos adicionais. O objetivo desta ação é fornecer mais velocidade na empresa, de forma que seus colaboradores possam trabalhar em home office, operar com videoconferências e serviços on-line sem comprometer o desempenho e produtividade.

* Conforme viabilidade técnica disponível em cada localidade

** Não se aplicam a serviços de atacado

*** Conforme viabilidade técnica disponível em cada localidade

Liberação da grade de canais de TV paga

Para os assinantes de TV, estaremos liberando a grade completa de canais pagos*, garantindo a melhor experiência para aqueles que estiverem em seus lares e sua família no período de março e abril.

Uso de VPN para usuários remotos

Todos os clientes que possuem o serviço de interligação de unidades/filiais, estaremos disponibilizando, sem custos, o serviço de VPN Remota (compatível com Windows, Linux e MacOS) para que colaboradores de cada empresa possam acessar a rede interna a partir de quaisquer locais da internet de modo seguro** e rápido, a partir de servidores de acesso remoto da ÁVATO.

O objetivo desta ação é possibilitar aos colaboradores que possam trabalhar remotamente, utilizando a rede local da empresa, tendo acesso aos recursos como se lá estivessem, sem precisar se deslocar.

Chamadas de voz sem custos

Para clientes residenciais rurais

Durante o período de março e abril, não serão cobradas as chamadas de voz para telefones fixos da mesma área de origem, a fim de facilitar a comunicação de serviços de saúde, amigos e apoio.

 * Conforme viabilidade técnica e liberação das operadoras de conteúdo.

 ** Através de autenticação de duas fases e criptografia forte.

Wifi de alta performance

Para clientes residenciais

Um equipamento Wifi de alta performance é essencial para tirar melhor proveito da velocidade da sua internet, e como forma de apoiar nossos clientes neste momento importante, para aqueles clientes conectados à fibra óptica e que não possuem o serviço wifi contratado em seu plano, mediante solicitação, estaremos disponibilizando este serviço e o equipamento em comodato* sem taxa de instalação e sem custos por 3 meses.

Para clientes corporativos

A mobilidade e qualidade de conexão dos seus colaboradores é essencial para bom desempenho das atividades, e como forma de apoiar nossos clientes neste momento importante, para aquelas empresas que ainda não possuem um wifi de alta performance na sua rede interna, estaremos disponibilizando este serviço e o equipamento em comodato* sem custos por 3 meses.

Atendimento à unidades de saúde

Para clientes corporativos

Serviços de conectividade que atendemos unidades e serviços de saúde, sejam eles públicos e privados, tais como postos de saúde, hospitais, laboratórios médicos, operadoras de planos de saúde, entre outros, estaremos reforçando nosso escalonamento, para que seja priorizado o atendimento técnico à estes.

*  Conforme disponibilidade de estoque e capacidade técnica das equipes

Boas práticas

De nossos colaboradores

Nossos colaboradores estão sendo instruídos e incentivados a rotinas básicas e importantes para diminuir riscos de contaminação, como:

  • Lavar as mãos com água e sabão, assoar o nariz e lavar o rosto a cada intervalo da rotina de trabalho;

  • Higienização do celular, teclados e objetos de uso pessoal;

  • Não compartilhar copos antes de lavá-los;

  • Chimarrão está suspenso;

  • Melhorar ventilação para arejar os locais de trabalho;

  • Evitar apertos de mão, abraços e ações de aproximação que aumentam o contágio;

  • Evitar aglomerações dentro das instalações das unidades;

  • Comunicação visual informativa sobre cuidados em áreas de circulação;

  • Aumento da frequência de limpeza de corrimões, maçanetas, torneiras e outros.

De nossas unidades de relacionamento

Em todas as unidade de relacionamento, se possível, disponibilizamos álcool-gel para higienização das mãos de nossos colaboradores e clientes.

Dos atendimentos presenciais

Nossas equipes técnicas presenciais, que se deslocam até a residência ou empresas de nossos clientes, orientamos que na chegada e na saída de cada endereço, utilizem o cumprimento a distância, imediatamente solicitem acesso para lavar as mãos e rosto, para que possam iniciar as atividades. No deslocamento dos veículos da empresa, a orientação, se possível, é que circulem com vidros semi-abertos.

Do trabalho remoto

 

Para os colaboradores que possuem atividades e rotinas de trabalho que podem ser realizadas remotamente sem comprometer suas atividades na empresa, fornecemos, dentro do possível, recursos e meios para que possam desempenhá-lo de casa, a partir da orientação de cada liderança.

Melhor uso da tecnologia

Através de campanhas, e deste manifesto, orientamos nossos clientes e a comunidade em geral a fazer o uso correto da tecnologia e da internet para manter suas atividades em dia, estando resguardado e seguro de atividades com grande volume de pessoas.

VPN para acesso remoto

Através da VPN, você pode se conectar de qualquer lugar com seu computador à rede interna da sua empresa de forma segura e rápida, utilizando seus sistemas e acesso à dados normalmente.

 

 

Videoconferências para reuniões e treinamentos

O uso de aplicativos de chamadas de vídeo como o Skype e WhatsApp atendem facilmente conversas com até 3 pessoas. Mas se você precisa de mais recursos, recomendamos o uso do Zoom Conference que disponibiliza salas de videoconferência com até 50 participantes com alta qualidade sem custos, e até 100 participantes na versão paga.

 

Uso de aplicativos em nuvem

Utilização do Office365 on-line ou do Google Docs são ferramentas de escritório para textos, planilhas e apresentações que facilitam o trabalho em equipe que estão remotas e distantes.

Emitido em 15 de março de 2020 - Por Gaúcha TecPar S/A