Integração das unidades remotas e controle de acesso Web no Grupo Itaimbé
12/05/2010

Situação

O Grupo Itaimbé tem em sua estrutura de tecnologia da informação cerca de 110 estações de rede/usuários. Ao interligar suas filiais com a matriz a Itaimbé Máquinas inicialmente utilizou-se de serviços de operadora de telefonia. Este serviço inicialmente atendeu as expectativas, mas com o passar do tempo mostrou-se muito oneroso, totalmente dependente de equipes técnicas de fora de Santa Maria e com uma conexão de dados de baixa velocidade.

Solução

A Omega ofereceu uma solução de conectividade utilizando conexões de internet banda larga existentes no mercado e montando uma rede privada virtual (VPN) de comunicações entre as filiais e a matriz. Desta forma o Grupo Itaimbé passou a ter mais velocidade de acesso aos servidores da matriz e um atendimento totalmente local da equipe técnica da Omega. Foi implantado, nas dependências do Grupo Itaimbé, um servidor com o sistema Omega Unicenter Server, potencializando aplicações, redes e serviços de Internet. Que disponibilizou os recursos de autenticação dos usuários da internet, bloqueio de sites, controle por horário, relatórios de acesso e balanceamento de carga de links da Internet, o que garantiu uma maior velocidade e segurança da rede interna, tornando eficiente o trabalho realizado nas dependências da empresa.

Relato

 

“A implantação do Unicenter permitiu uma maior e completa gestão dos meios de comunicação de dados da empresa. Pode-se aumentar a gama de tarefas realizadas através do link de dados, facilitando o suporte remoto às estações das filiais. O acesso a internet através de autenticação permitiu uma melhor gestão do uso deste recurso, pois só os colaboradores autorizados e devidamente cadastrados podem navegar na internet. O bloqueio de acesso a sites indesejáveis ou não permitidos pela empresa garante um uso mais profissional do recurso colocado à disposição do colaborador. A auditoria interna periódica aos sites visitados pelos colaboradores diminuiu drasticamente a contaminação de vírus nos computadores da empresa, uma vez que há um controle rígido sobre o acesso e a conseqüente penalização quando identificado o mau uso”.
José Carlos Einsfeld - Responsável da TI.

Sumário Executivo
 

Empresa

A Itaimbé Máquinas Ltda. foi fundada em 20 de março de 1968, na cidade de Santa Maria/RS, onde está, atualmente, a sede da empresa. Desde então, representa os produtos da marca Massey Ferguson para 70 municípios, atendidos pelas cinco lojas da empresa presentes nas cidades de Santa Maria (matriz), Cacequi, Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Panambi. A empresa gera mais de 100 empregos diretos e ao longo dos anos, pelo seu excelente desempenho, vem recebendo o reconhecimento da fábrica Massey Ferguson e da comunidade. Por ter atingido alto índice nas vendas de produtos da marca Massey Ferguson no Brasil, a Itaimbé Máquinas foi agraciada, em 2001, com o troféu Top of Dealer Brasil, premiação mundial dada pela fábrica às cinco concessionárias que se destacam nesta área. Em 2004, 2005, 2006 e 2007 a empresa recebeu da Massey Ferguson a distinção Concessionária Diamante por ter atingido pontuação mais alta e a mais difícil de ser atingida na avaliação das áreas de Finanças, Marketing, Vendas, Peças e Serviços no Programa Massey Ferguson de Excelência em Gestão. Em 2007 somente 6 concessionárias receberam esta premiação. Vale salientar que são mais de 90 concessionárias no Brasil.

Web Site
http://www.itaimbe.com.br/

Desafios:
● Interligar Matriz - Filial;
● Melhor aproveitamento do tráfego de rede;
● Controlar o acesso à internet;
● Garantir a segurança da rede interna.

Ferramenta
● Omega Unicenter Server

Voltar